Páginas

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Motivação, é tudo.


Qual a sensação que o indivíduo sente quando acorda de manhã e se lembra que tem de ir trabalhar?
Será de entusiasmo, por ter mais uma etapa de suas conquistas pela frente?
Será de indiferença, pois se os dias de trabalho são todos iguais?
Ou será de desânimo e tristeza, por se lembrar de todos aqueles "abacaxis" a serem descascados naquele dia?
Se fossemos fazer uma votação, provavelmente este último Item seria o mais votado.
Mas, vamos pensar um pouco nosso trabalho faz parte de nossa missão de vida e deveria nos trazer realização e até mesmo plenitude ao invés de ser somente o meio (multas vezes doloroso) do nosso sustento.
Porém, muitas pessoas, agem no trabalho, como aquelas que ao verem uma árvore de Natal toda enfeitada, vão reparar justamente naquela lampadazinha que está queimada, ao invés de observar a harmonia do conjunto.
Não estará na hora de se fazer uma reflexão?
Qual a diferença entre um tipo de pessoa e outra?
Os diferentes objetivos que essas pessoas (e quaisquer outras) possam perseguir são determinados pela motivação.
Definição
Segundo Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, MOTIVAÇÃO é o ato de motivar. MOTIVAR dar motivo a; causar; produzir; despertar o interesse, a curiosidade.
Para o Dicionário Horaiss da Língua Portuguesa, MOTIVAÇÃO é o ato ou efeito de motivar. Conjunto de processos que dão ao comportamento uma intensidade, uma direção determinada e uma forma de desenvolvimento próprios da atividade individual.
MOTIVAR: dar motivo à, provocar, ocasionar, estimular, provocar a curiosidade, impulsionar.
MOTIVO: razão de ser, a causa de qualquer coisa; o que leva alguém a mudar de atitude, o que dá força psíquica, põe alguém em prontidão para a ação, que origina, causa, determina.
No Dicionário Michaelis - Moderno Dicionário da Língua Portuguesa, MotIvação (motivar+ação), é o ato de motivar. Espécie de energia psicológica ou tensão que põe em movimento o organismo humano, determinando um dado comportamento. MOTIVO: é o principio ou origem de alguma coisa. Fator de impulsão e direção do comportamento animal ou humano.
Sigmund Freud foi uma das primeiras pessoas, exatamente em 1927 a discutir motivação, no seu livro "O Ego e o ld", com a importância que lhe era devida. Segundo ele, as pessoas nem sempre sabem conscientemente o que querem.
Assim, boa parte do comportamento das pessoas é ditada por motivos ou necessidades subconscientes.
Traduzindo: a motivação da maioria das pessoas é igual a estrutura de um "iceberg", quer dizer, somente uma pequena parte da motivação é claramente visível. De acordo
com as pesquisas de Freud, isso se dá geralmente por causa da desobediência humana à sábia frase inscrita no templo de Apoio em Delfos "Conhece-te a ti mesmo".
Atualmente percebe-se que ninguém motiva ninguém se esse alguém não estiver motivado. Essa energia que toca, que buscamos quase que cegos e inconscientes no dia-a-dia, é fruto direto do conhecimento que possuímos (ou não) de nós mesmos. A percepção de nossa realidade interior é nossa medida no mundo. Quanto mais clara for essa íntima realidade, mais explícito torna-se o mundo.
Eis a palavra: autoconhecimento. É o processo pelo qual aprendemos os nossos códigos, nossos enigmas, nossos bem e mal-estares, de forma que possamos nos ajustar confortavelmente a diversas situações, superando crises, estresses e conflitos, entre outros infortúnios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário